quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pride And Prejudice

Tal como ja tinha dito no post anterior, disse q iria falar do preconceito num post mais tarde. Como nao m vieram mais ideias a cabeça pa posts, decidi fazer exactamente isso.

ora, pra q fique tudo esclarecido desde o inicio, se ha coisa q m enche de raiva, e o preconceito. ha poucas coisas q me enervam mais, mas n vou dize-las pra n m poderem chantagear com isso ;-) , no entanto, concordo plenamente q ele exista. apesar d isto parecer um paradoxo, nao o e. leiam mais se quiserem ficar esclarecidos :)

o preconceito, tal como devem imaginar, faz parte da minha vida: alias, ate voces q estao a ler este post, pela primeira vez q me viram, n faço ideia do q imaginaram, mas devem ter pensado q eu era uma pessoa diferente. pelo menos, e o q m diz mta gente q m conhece, estaria a ser muito presunçoso caso dissesse q tinha a certeza q aconteceu convosco.
as pessoas costumam olhar pra mim como se eu fosse um maniaco q esta zangado com a vida, e como maneira de se revoltar achou q devia ser diferente dos outros. pelo menos e o q eu sinto.

eu, como ainda por cima venho da terrinha (embora a terrinha seja PAÇOS DE BRANDÃO!), sinto isso ainda mais.
e, apesar de eu gostar e de ter um orgulho pequeno em ser um pouco diferente dos outros ( e de olhar pa cara das velhotas de PAÇOS DE BRANDÃO quando me vêem xD), isso n tem absolutamente nada a haver com o facto de eu ter o cabelo grande, ou ouvir metal, ou vestir-me de preto. o ser diferente e apenas um bonus. e embora isto possa parecer um pouco dificil de acreditar, e a vdd.

como obviamente eu sou interessado neste tema, andei ja a alguns anos a pesquisar a origem do preconceito. a explicaçao mais plausivel q encontrei, é este sentimento preconcebido ser uma forma de protecçao de muitos dos males da sociedade. e concordei completamente. eu n vou ser hipocrita ao ponto de dizer q n sinto preconceito em relaçao a nada, obviamente q sinto, a educaçao dos meus pais foi-me dada de uma certa maneira, portanto e qse instintivo q eu o faça.
mas o q eu pergunto é: será que o preconceito devia ser incutido na nossa educaçao desde crianças, tal como o é agora?

a minha resposta, infelizmente, é sim. o mundo esta longe de ser perfeito, e todos os dias ouvimos noticias de coisas q pensariamos inconcebiveis de serem perpetradas (ora aqui esta uma palavra gira) por seres humanos racionais. mas a vdd e q acontecem mesmo, e honestamente eu n estaria seguro ao dar uma educaçao liberta de preconceitos aos meus hipoteticos filhos. caso a desse (a educaçao) e lhes acontecesse alguma coisa relacionada com o preconceito q eu nao lhes transmiti, eu n me perdoaria, e ficaria com remorsos para a vida inteira.
e tambem vdd q as vitimas de muitos dos crimes transmitidos nas noticias sao na sua grande parte pessoas q tiveram uma educaçao semelhante a minha no que diz respeito ao preconceito, mas penso q seria muito maior caso n existisse este sentimento q desprezo tanto.

apesar de eu n gostar de ser julgado antes de ser conhecido, tenho q admitir q tb julgo mtas pessoas antes de as conhecer, mas tal como referi, e um produto da minha educaçao (e também um pouco da minha hipocrisia, mas basta olharem pa minha descriçao no perfil).

No entanto, posso abominar de todas as maneiras possiveis o preconceito que existe em relaçao à musica. se dizes q n gostas de metal pq aquilo e so barulho, entao e pq ainda nao ouviste metal, ou pelo menos o metal ideal pra ti.

e pronto, n vos maço mais, hje n estava com grande inspiraçao anyway, por isso ouçam moonsorrow e comentem da maneira que quiserem, preferencialmente de maneira contra, pq gosto de debates.

please keep in mind that I'm just a humble servant of ignorance (evil eyed smile)

2 comentários:

Tiago disse...

Tens noção que tu ao escreveres sobre o preconceito demonstras preconceito para com quem o tem? "preconceito existe... mas não devia... mas eu tenho... mas não devia... mas vou ensinar aos meus filhos... mas não devia"... meu isto sim é um grande paradoxo cm citas-te e bem "é um sentimento preconcebido como forma de protecçao de muitos dos males da sociedade", basicamente o preconceito é também um medo, e não ter preconceito é não ter medo e isso não faz parte da natureza humana, porque os medos existem para nos protegerem e o preconceito é uma forma de medo... por isso não é tão paradoxal quanto isso... o ser humano tem medo do que desconhece e não compreende, preconceito é um sentimento generalizado criado pela sociedade pelo medo de que algo ou alguém nos poderá prejudicar... a meu ver não é de enervar porque é uma necessidade... quer gostemos ou não.

Anónimo disse...

Ora bem aqui esta um assunto muito interessante.... aquilo q dizes é verdade!!! Existe preconceito ^^. É importante o preconceito para a sociedade assim como o o sal para o pão!!!! Já imaginaste o q seria da sociedade se nao existisse preconceito?? Ora bem nao haveria crimes, guerras, é verdade seria um mundo melhor!!! Mas por outro lado, aumentaria o desemprego (menos policias, prisoes, tribunais, etc etc, e casos tao emblematicos como o de Matin Luther King deixavam-no de ser, etc etc!!!

Eu posso dizer q sou uma das pessoas terriveis para isso, a primeira vez q te vi...hummm comentei logo para mim "Este aqui gosta de metal, cabelo grande etc, ainda por cima com uma T-shirt dos moonsorrow.... bem, estavas marcado nao serias um amigo com quem falasse... (com muito respeito aqueles q sao descritos aqui), mas a minha ideia de "metaleiros" mudou completamente na 3ª ou 4ª vez que falei contigo.. Acho que és um grande amigo.. já te falei que se encontrasse a tua irmã (vestida daquela maneira) seria muito provável mudar de passeio.. mas lá está tem tudo a ver com o preconceito ^^. É verdade que muitos pensam mal de mim (também acredito q digam entrelinhas: aquele ali deve ser assim ou assado...), porém o que interessa é o que sinto por dentro em relação ao que sou e ao que serei!!

Bem já viste kazylax... tens a sorte de ter o maior post feito alguma vez por mim!!!

És diferente por fora, mas igual por dentro!!!

"Tous différents - tous égaux"

Um abraço!!! (continuo a dizer que 30stm é melhor q moonsorrow ^^ (embora sejam estilos de banda diferentes), além de que nao gritam aos ouvidos :P)